Seja bem vindo(a)!

Esse é o meu "cantinho" pessoal!
Aqui relato de forma franca e honesta um pouco da
minha experiencia como mãe, esposa, juíza,
professora... e SERVA DE DEUS.
De todos os títulos, é esse o que mais me orgulha.
Deus abençoe e espero que você tenha bom proveito nesse espaço e
excelentes leituras.

Att.,
A.C.F.L

Pesquise aqui:

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O perfil juiz - Desafios e Conquistas para a sociedade brasileira.

Tomando como base as palavras de um experiente Juiz Federal, ouso em descrever aqui sobre esse instigante tema.
Mas afinal, qual deve ou deveria ser o perfil do juiz na atualidade?

O Judiciário enfrenta uma fase bastante crítica. É necessário haver uma mudança na legislação processual, com o que o andamento dos processos seria mais rápido. A morosidade da Justiça a deixa desacreditada. Casos pontinuais de corrupção também.

Os tribunais estão muito distantes da realidade. Tem-se a impressão de que trabalham apenas com papéis, com números, deixando a sociedade como se esta fosse detalhe.
O juiz não pode mais ficar trancado numa redoma, sem saber o que está acontecendo com o povo que ele julga.

O magistrado tem que se integrar na sociedade, conversar com o povo, fazer uso da imprensa, proferir palestras, comparecer a programas de televisão, etc. Em síntese, como tudo está globalizado, há a necessidade de o julgador se inserir nessa globalização.

O magistrado titular de uma Vara de lavagem não pode voltar seus olhos e ouvidos apenas para o que acontece no Brasil. Esse processo é transnacional. Assim sendo, o magistrado tem que possuir uma visão global sobre o assunto.

Diga-se o mesmo em relação ao juiz de família. Ele não pode conhecer apenas o que está dentro do processo, mas saber, em termos de fenômeno, o que provoca, por exemplo, tantas separações, divórcios, destruição de lares etc. Assim deve ser em todas as áreas.

Foto: Juri.

3 comentários:

  1. Olá, estou em busca de obras que justifiquem a necessidade de se conhecer o perfil do magistrado. Minha monografia será baseada no Anuário da Justiça e, assim sendo, preciso justificar a pesquisa doutrinariamente.
    A sra. pode me ajudar?
    Meu e-mail é chcapelasso@hotmail.com.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Ola gostei de seu diario ;;;sendo dona de casa,esposa,juisa,mae etc,;;Tenho 15 anos de idade quero ser juiza e engenhera .Agradeceria muito se passaces sua esperiencia de trabalho para mim

    ResponderExcluir
  3. Ola tenho 16 anos e eu amo esta profissao;o que eu quero saber e o seguinte! uma mulher juiza pode ter uma vida normal como toda mulher proficional ex;de uma enfermera ..

    ResponderExcluir