Seja bem vindo(a)!

Esse é o meu "cantinho" pessoal!
Aqui relato de forma franca e honesta um pouco da
minha experiencia como mãe, esposa, juíza,
professora... e SERVA DE DEUS.
De todos os títulos, é esse o que mais me orgulha.
Deus abençoe e espero que você tenha bom proveito nesse espaço e
excelentes leituras.

Att.,
A.C.F.L

Pesquise aqui:

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Sobre ser juíza (resposta para minha filhinha)


Filha,
A pergunta que você me fez a cerca do que é ser juíza, envolve um porpósito de vida muito grande.
Para alguns, pode ser resultado de um sonho, cheio de caminhos percorridos pela fama, sucesso, status, tradição, renome...
Para outros, assim, uma forma de se realizar simplesmente pelas oportunidade que o cargo oferece.
Eu particularmente, não teria como responder essa pergunta objetivamente sem antes delinear essas breves considerações, faz parte da minha vivência e experiência... faz parte com meu circulo de amigos, dos comentários e histórias que escuto...

Agora, mais especificamente ainda, ser juíza pra mim, foi uma questão de escolha profissional.
Motivada, determinada, obstinada e decididamente eu acreditei e escolhi o que realmente queria pra mim:
Ser juíza!
Foi uma escolha que fácil, pois na época eu direionei meus estudos em pró do meu objetivo.

Não definhei de estudar;
Não vivi momentos dificílimos por essa escolha, apenas, me submeti a pagar tal preço, e por isso eu me dediquei suficiente!

Acima de tudo, ser juíza é uma questao de dedicação, ética e amor a justiça.

e finalmente para você minha filha querida,


Não tenha medo de estudar, e se dedicar, não deixe que nada atrapalhe o teu futuro, pois carrego um orgulho de você, escondido em meu cérebro.

56 comentários:

  1. bom dia^^

    Me chamo Mychelli tenho 21 anos e estou prestando vestibular para direito... me interessa bastante essa area e acima de tudo tenho desejo de ser juiza.
    Espero poder sempre encontrar por aqui algumas dicas de leitura, ou de qualquer coisa para esse caminho longo, arduo porem maravilhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, também me interesso muito na carreira de juiza e delegada gosto muito. se Deus quiser vai dar certo vou prestar vestibular para direito meu nome e Sâmila Santana e tenho 15 anos.

      Excluir
    2. oiii muito prazer, me chamo Fernanda Torres.
      tenho 15 anos, estou lendo um livro de direito, bom é o que quero é ser Juíza, eu quero sentir essa emoção, quero poder ajudar ão próximo, e tentar fazer do Brasil um país melhor..
      desde já obrigado pela atenção.

      Excluir
  2. Olá,sou Geissyane. Tenho 17 anos e uma imensa admiração pelo direito.Gosto dessa visão crítica do mundo, gosto de debater, de compreender as coisas,etc. Mas me vejo em um dilema: não sei o q escolher, direito ou medicina. Porque tb amo medicina, sinto medo de arriscar Direito e me arrepender por não cursar a medicina. Com sua experiência, como pode me ajudar? No que deve me basear para tomar tal decisão?

    Muito Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo voce conhecer mais de perto ambas as areas.

      que tal assistir uma audiencia?
      Visitar um hospital!

      começa por ai...

      boa sorte

      Excluir
  3. Camila Ramos Coelho4 de junho de 2010 às 11:33

    Ola meu nome é Camila eu tenho 21 anos e estou no 3 ano do curso de Direito. Pretendo ingressar na carreira da magistratura até no maximo trinta anos, pois acredito ser este um bom prazo para me preparar. Gostaria , de obter dicas de como estudar, quantas horas por dia e principalmente como fixar os estudos de forma plena. Gostaria tambem de saber como voce se sente como mulher, pois ocupa um cargo de muita visibilidade e destaque, sendo muitas vezes alvo de todas as atencoes; Pois eu sei que nos mulheres somos bem mais "coração" que os homens e reagimos de forma bem mais emotiva que eles, sendo assim , voce se sente plenamente feliz com sua escolha ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,

      Pelo nivel da pergunta que vc fez, creio que vc ja tenha em mente muitas recomendaçoes de estudos. objetivamente falando, recomendo que vc procure ler sobre psicopedagogia. tem um otimo livro do prof. Pier.

      quanto a minha postura perante a profissao. sou tranquila e tenho os pes no chao. nao escolhi ser magistrada pelo status e sim por amor a justiça.

      Boa sorte!

      Excluir
  4. tenhu 18 anos e acabei agra o 12 ano gostaria de seguir direito mas dixem me ser mt dificil... tenhu um desejo muito grande em ser juiza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diario de uma juiza29 de maio de 2012 às 16:22

      Se voce gosta de ler, ja é um bom começo.
      converse com pessoas da area. isso vai te ajudar. procure a OAB do seu estado e converse com o presidente da comissao de prerrogativas do advogado.

      boa sorte!

      Excluir
  5. me achamo andressa,e tenho uma vontade inorme que não sei explicar de ser juiza federal....pois vou lutar até o fim para conseguir........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vai ter que aprender escrever português direito para conseguir

      Excluir
    2. Gente, que horror. Contudo, é verdade.

      Excluir
  6. eu gosto de ser juiza por que é uma profissão legal

    ResponderExcluir
  7. bem eu achei muito legal que você tenha escolhido ser uma juíza não sei se é isso que quero

    ResponderExcluir
  8. nao entendi absolutamente nada mas é porque eu ainda tenho so 11 anos mas mais tarde vou entender melhor

    ResponderExcluir
  9. Gieslen da silva cardoso30 de janeiro de 2011 às 21:51

    Bom...Ao contrário da garota acima eu entendi o que a senhora quiz dizer...
    Me chamo Gieslen e á pouco tempo atrás me apaixonei pela idéia de ser juíza. Desde então tenho recebido várias críticas e comentários desanimadores...Mas sou muito persistente e quando quero algo eu realmente me esforço para o têlo...Muito obrigada pelo incentivo...Eu vou conseguir! E depois de ler o texto acima tenho plena certeza de que alcançarei meu objetivo!

    Muito obrigada!
    Obs:(ás vezes o incentivo e uma palavra podem vir dos lugares menos esperados)
    (Foi o que aconteceu)

    ResponderExcluir
  10. eu tenho um grande sonho de ser juíza e muita determinação pois sei q pra ser juíza temos que abrir mão de várias coisas, mais o meu desejo é esse e eu vou realizar pq a força de vontade é tudo e acreditar em si próprio basta. E estudar mt pq esse cargo requer mt experiência. (:

    ResponderExcluir
  11. Oi eu me chamo Elane tenho 16 anos e estou cursnado o 3° ano do ensino médio.
    o meu maior sonho é ser juiza, mais para isso eu preciso de alguém para me orientar, pois é um objetivo, ano que vem ja quero entar em uma faculdade de direito mais pra isso preciso estar preparada.

    ResponderExcluir
  12. meu nome e rafaela tenho 11 anos e quero muito ser juiza enquanto eu nao sou apenas admiro quem e .

    ResponderExcluir
  13. Aprendam a escrever se querem realmente ter 1% de chance. Se você não tem um bom passado,se é mau falado, desista também.

    ResponderExcluir
  14. meu nome é BEATREZ e eu adoro essa profição,quando completar 21anos concertesa vou ser juisa.

    ResponderExcluir
  15. Meu nome é Thamires,estou dcidindo minha profissão, tenho um enorme desejo de ser juíza,mas ao pensar em tantos anos em tantas pessoas que também querem; penso em me formar nisso mas por ter tanta gente e poucas chances me preocupo muito!Estou no segundo ano do ensino médio.

    ResponderExcluir
  16. Acabei de passar no concurso publico de Salvador Bahia , mais uma nova juiza para o meu amado Brasil !
    vou fazer isso com muita honra, lealdade e acima de tudo honestidade !

    ResponderExcluir
  17. Ainda não terminei os estudos mas tenho muita vontade de ser JUIZA já estou no 2 ano e coloquei nos meus proposito em ser Juiza.

    ResponderExcluir
  18. Tenho 16 anos e pretendo ser juíza para a Glória de Deus ! Espero que um dia possa conhecer essa bela e admiravél dona do blog! rs.
    Deus a abençoe para que continue fazendo com muita excelência a sua profissão!
    Sou apaixonada pelo poder judiciário *-*

    ResponderExcluir
  19. Diario de uma juiza29 de maio de 2012 às 16:24

    Obrigada pelo elogio.
    Força e fé que vc chega la.

    lembra que o Deus do impossivel pode fazer todas as coisas possiveis!

    ResponderExcluir
  20. Estou extremamente decepcionada, tenho um caso na justiça, e fui hoje falar com a Juíza.
    Resumindo: minha filha foi a abusada sexualmente pelo pai, enfim o abuso foi confirmado e a sentença foi dada"HOUVE ABUSO, POREM LIBERO A MENOR PARA VOLTAR AO CONVÍVIO COM O PAI", obvio, entrei com a APELAÇÃO, e essa apelação seria recebida de forma efetiva ou suspensiva, então fui ate a juiza(que agora ja não é mais a juíza que deu a sentença, pq aqui em Goiania houve uma mudança e redistribuição dos processos, enfim...chegando lá fui pedir para a juiza receber o processo de forma suspensiva, ate sair o meu recurso, porem a juiza ja foi me mandando CALAR A BOCA, eu comecei a chorar e ela disse que era pra eu parar de chorar, daí eu disse: deixa eu falar...ela disse: cala a boca, eu não tenho que te ouvir...achei uma abuso sei lá do que(AUTORIDADE), to chocada, ja liguei para alguns jornalistas, vou encarar a mídia...

    ResponderExcluir
  21. Boa noite, meu nome é Thaís tenho 16 anos. O meu maior sonho é me tornar uma Juiza não só para satisfazer o meu sonho mas com o desejo de me tornar um diferencial em meio ao mundo juridico e as demais areas da minha vida. Estou na reta final, cursando o 2º ano do EM. Já estou decida a encarar este desafio sem medo, pois sei que Deus vai me ajudar. Tenho este sono desde pequena, o que não é muito comum né !? Mas esse é o meu desejo, vejo o Direito como uma area essencial em nosso mundo, e creio e tenho fé em Deus que vou conseguir. Ainda tenho questionamentos sobre o determinado assunto, mas estou decidida a exercer essa profissão. E sei que o nome de Deus vai ser glorificado em minha vida profissional, pois só através da ajuda do Soberano Deus irei conseguir, pois sem Ele nada somos.

    ResponderExcluir
  22. Bom , fiz vestibular passei pra faculdade de direito e amo muito isso , mas tem pessoas quem me dizem para eu desistir pois será dificil , eu sei que é , mas eu amo isso , como você deve amar tambem , eu sei que não vou desistir .

    Obg pelo conselho de antes flor obg. :*

    ResponderExcluir
  23. Tenho 17 anos, estou terminando o ensino médio,pretendo fazer um vestibular pra faculdade de direito, sempre interessei nessa área e é um sonho ser juíza, que se Deus quiser vai se torna realidade.
    bjssss

    ResponderExcluir
  24. o que preciso fazer para me tornar uma juiza?

    ResponderExcluir
  25. Oi,meu sonho de ser juiza veio de um sofrimento muito grande que passei minha infância vendo a competência dos profissionais da área lutando pela justiça nasceu um amor construtivo e de muito respeito pela profissão que desde dos meus 9 anos quero ser juiza hj eu tenho 14 anos.

    ResponderExcluir
  26. Prezada Dra.,

    Primeiramente, parabenizo-a pelo iniciativa da criação do site.
    Buscando algumas respostas na internet, acabei encontrando-o.

    Estou no último ano do curso de direito. Formo-me em dezembro e já estou aprovada na prova da OAB.
    Desde o início do curso eu já era uma admiradora da profissão - juiz -, com o passar dos anos e depois de estágios em gabinetes, meu sonho crescia a cada dia.
    Hoje meu coração dispara e sinto um frio na barriga toda vez que penso que posso chegar lá!
    Sempre estudei muito.
    Atualmente, trabalho em escritótio de advocacia, em virtude do conhecimento que ele me proporciona.
    Tenho garra, determinação, força de vontade, adoro estudar e acima de tudo amor pela carreira e, consequentemente, pela justiça!

    Ocorre que, às vezes, sinto medo de um dia não conseguir passar, em virtude do nível de dificuldade do concurso!

    Sei que é necessário dedicação exclusiva, ainda assim, meu medo persiste. Medo de não conseguir chegar lá e deixar de lado a estabilidade que tenho!

    Bom, pretendo passar o próximo ano estudando (cursinho LFG) e continuar no escritório para enriquecer ainda mais meus conhecimentos, e, posteriormente, entrar na escola da magistratura do meu estado e, aí sim, estudar, estudar e estudar, esclusivamente.

    Outrossim, gostaria de uma palavra de conforme, ou opinião sobre a tragetória descrita acima, afinal é o que sempre esperamos nesse momento das nossas vidas!

    Desde já agradeço.

    Cordialmente,
    A.P.O.M

    ResponderExcluir
  27. Eu também quero ser Juíza... uhuuh nao vejo a hora !!!

    ResponderExcluir
  28. Ooi eu tenho 14 anos, e quero muito ser juiza. Esse é o meu maior objetivo, quando eu chegar lá, vai ser minha maior conquista. Meu pai é advogado, e eu queria ir estudando desde agora, em casa mesmo. Seria muito cedo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm tenho 14 e vou ser juiza Se Deus quiser! nunca é tarde para o conhecimento, leia bastante e boa sorte pra todas nós! !! Em busca do mesmo sonho foco,força e fé em Deus!!! Bjuúh

      Excluir
  29. Oi meu nome é Adriele tenho 19 anos, e sonho muito em ser Juíza e espero que para honra e Glória de Deus,consiga alcançar este sonho,sei que no caminha haverá muitos obstáculos mas colocarei Deus como centro de tudo na minha vida e creio que chegarei onde eu,desejo e acredito que todas vc ai em cima desejam, muito isso e não se deixem abater por palavras atitudes de pessoas que usadas pelo Diabo,dizem que vc não vai consegui lembre-se, foi Deus quem projetou este Desejo em nossos corações

    ResponderExcluir
  30. oi meu nome e alana tenho 13 anos posso não enteder muito mais meu maior sonho e ser uma grande juiza

    ResponderExcluir
  31. Olá! Tenho 19 anos,e um grande sonho de tornar-me uma juíza, desde criança, porém muitos tiravam minhas forças dizendo que me formaria na velhice, contudo resolvi pesquisar. Uma aluna de direito me disse que apenas com 5 anos de direito bacharel, 3 anos de práticas jurídicas e logo após passar em um concurso público. poderia me considerar uma Juíza. Sendo que ela não me informou que eu teria que fazer a prova da OAB. No entanto pensei que a mesma seria obrigatório apenas para quem fosse advogar. Você poderia me esclarecer certamente qual a jornada que devo seguir para realizar meu grande sonho?

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  32. Olá! Tenho 16 anos, é um grande sonho de tornar-me JUÍZA.Um dia resolvi ir em uma audiência para ver como seria essa profissão, amei !
    Creio que se for da vontade de DEUS, vai dar tudo certo !
    Obrigado !

    ResponderExcluir
  33. Bom dia!
    Sua filha tem um ótimo exemplo em casa de dedicação, disciplica e ética.
    Pois, você como juiza concerteza possui essas qualidades.
    Também desejo muito conquistar essa profissão, igualmente como você, não pelo dinheiro mas pela sede de justiça.
    Estou cursando Direito, e sou estagiária na Procuradoria do INSS,e simplismente SOU APAIXONADO pelo que eu faço. É pouco, não chega aos pés de um juiz mas, mesmo assim me sinto realizada.
    E se Deus quiser, e com meus esforços vou chegar lá...
    Abrçs.

    ResponderExcluir
  34. vc um dia foi advogada, com é a vida de uma advogada no inicio é muito dificil??? é melhor trabalhar para um escritório de advogacia ou ter seu proprio escritório???

    ResponderExcluir
  35. vc um dia foi advogada, com é a vida de uma advogada no inicio é muito dificil??? é melhor trabalhar para um escritório de advogacia ou ter seu proprio escritório???

    ResponderExcluir
  36. Bom primeramente boa noite a todos.
    Meu nome e ana carolina
    Tenho 13 anos estou na 7 serie.
    Bom sei que sou muita novinha ainda para decedir a minha profissao. Eu queria muito fazer faculdade de direito e queria ser juiza pq. Acho que eu seria uma boa juiza e botaria todos esses bandidos e politicos corruptos na cadeia. Sei que para ser juiza precisa estudar muito e ter uma grande experiencia.
    Mas sei que Deus vai me ajudar. Afinal sou muito nova ainda tenho muito que estudar.
    Quero muito mudar de vida.
    Quero muito ser uma mulher bem sucedida e independente. Sei que quando crescer e conseguir ser juiza minha familia ficara orgulhosa de mim
    Bjs e boa sorte pra quem quer ser juiza nunca desistam dos seus sonhos..... bjs

    ResponderExcluir
  37. Bom primeramente boa noite a todos.
    Meu nome e ana carolina
    Tenho 13 anos estou na 7 serie.
    Bom sei que sou muita novinha ainda para decedir a minha profissao. Eu queria muito fazer faculdade de direito e queria ser juiza pq. Acho que eu seria uma boa juiza e botaria todos esses bandidos e politicos corruptos na cadeia. Sei que para ser juiza precisa estudar muito e ter uma grande experiencia.
    Mas sei que Deus vai me ajudar. Afinal sou muito nova ainda tenho muito que estudar.
    Quero muito mudar de vida.
    Quero muito ser uma mulher bem sucedida e independente. Sei que quando crescer e conseguir ser juiza minha familia ficara orgulhosa de mim
    Bjs e boa sorte pra quem quer ser juiza nunca desistam dos seus sonhos..... bjs

    ResponderExcluir
  38. A paz de Deus sou serva de Deus na CCB ...Tenho 16 anos e quero fazer Direito se Deus assim permitir atuar e se possivel ser Juiza , atuar na parte Criminal oque a irmã acha ?

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Eu tenho 18 anos,desde de pequena que o meu sonho e de ser juiza,mais area que eu quero atuar e na area criminal.

    ResponderExcluir
  41. Oi, eu me chamo Thallya, tenho 16 anos e desde pequena eu sempre gostei de ler e estudar sobre leis e acho que foi ai que eu me apaixonei por leis... e sempre tive um sonho de me tornar juíza, tenho até vários livro sobre leis que um vizinho me deu, quando ele ficou sabendo que eu quero ser juíza, tenho orgulho de ver um juíz pessoalmente ou ate mesmo em filmes e sempre me vejo como uma juíza em tribunal e nunca me vi em outras profissões!!

    ResponderExcluir
  42. Faz um tempo que procurava uma pagina que me motivasse mais o meu sonho,faz cerca de 2 anos que eu tomei a decisão de ser juiza tenho apenas 16 anos,porém muitos me botam pra baixo falando que mulher é muito dificil ser juiz,chegaram até dizer que entre uma mulher que saiba tudo e um homem que estaria se capacitando ,certamente iriam escolher o homem,ao ouvir isso ia desistir,mas o espirito santo de Deus aquietou o meu coração e hoje não desisto de nenhuma forma do meu sonho.Queria saber quais os livros que você leu enquanto não cursava direito?

    ResponderExcluir
  43. Faz um tempo que procurava uma pagina que me motivasse mais o meu sonho,faz cerca de 2 anos que eu tomei a decisão de ser juiza tenho apenas 16 anos,porém muitos me botam pra baixo falando que mulher é muito dificil ser juiz,chegaram até dizer que entre uma mulher que saiba tudo e um homem que estaria se capacitando ,certamente iriam escolher o homem,ao ouvir isso ia desistir,mas o espirito santo de Deus aquietou o meu coração e hoje não desisto de nenhuma forma do meu sonho.Queria saber quais os livros que você leu enquanto não cursava direito?

    ResponderExcluir
  44. Oi , me chamo anã Laura tenho apenas 13 anos e o meu sonho é ser juíza venho pesquisando e gostei muito do que escreveu eu realmente queria ter algumas respostas como , se eu começar a faculdade de direito com 20 anos com quantos anos me tornarei uma juíza ?
    Gostaria muito de ser juíza mas bom tenho 13 anos isso vai demorar um pouco sei que é um caminho longo e difícil mas que pessoas esforçadas facilmente conseguem é isso que eu quero pra minha vida .Sei que sou nova pra pensar nissoas na minha opinião é melhor planejar o futuro do que depois de alguns anos tentar mudar o passado .

    ResponderExcluir
  45. Olá, meu nome é jaslanny tenho 13 anos vou fazer o oitavo ano se Deus quiser.
    Tenho um sonho de ser juíza Federal deis dos 7 anos sé Deus quiser vou conseguir realizá o meu sonho.
    Gostei muito do que você escreveu mim ensentivou muito, obrigada.
    Que Deus abençoe a sua careira e que ele abençoe também a sua família.

    ResponderExcluir
  46. Olá! Me chamo Larissa, e amo a área do direito, quero muito ser juíza. Tenho 15 anos e estou cursando o 1° ano do ensino médio. Me dedico bastante nos estudos, não posso fazer nada por enquanto, mas sempre tô lendo algo sobre. Gostaria de saber se já posso fazer algo para me adiantar, cursar ou sei lá, e qual seria o melhor curso?

    Boa noite. Obrigada!

    ResponderExcluir
  47. oi
    sou cabo-verdiana ,tenho 17 anos quero formar em direito , tive aula de direito por um ano mas nao aprendi o suficiente de como formar nessa area , quero uma pequena ajuda ou informacao em que me ajuda. Desde ja obrigada

    ResponderExcluir